Seja enquanto motorista, ciclista ou pedestre, todos devemos estar cientes das placas de trânsito para que tenhamos um tráfego mais seguro. Esse trecho pode até parecer “piegas”, mas aprender nunca é demais e, hoje, a Benvenutti vai (re)lembrar de alguns símbolos que você já viu por aí e talvez não tenha certeza do significado.

Por mais experiente que você se considere, posso apostar que já houve pelo menos uma placa na auto-escola que você desconhecia, ou em algum momento desconfiou se podia ou não estacionar naquele local e a dúvida pode aparecer até quando você vai avançar uma via. Então cola aqui com a Benve e vem ver cinco placas de trânsito - mais uma bônus - que nem todo mundo sabe o significado.

 

#1 - ALFÂNDEGA

Essa placa indica a presença de repartição alfandegária, onde a parada é obrigatória. Já sabe, né? Nada de muamba quando vê-la!

 

#2 - VENTO LATERAL

Praia à vista? Ilha isolada? Ciclones nesse local? A placa de um coqueiro com vento indica o mais óbvio: condição insegura à frente. A dica aqui é diminuir a velocidade e levantar os vidros. Tome cuidado, ok?

 

#3 - DÊ A PREFERÊNCIA

Esse triângulo de cabeça para baixo assinala ao condutor a obrigatoriedade de dar preferência ao veículo que circula na via em que vai entrar ou cruzar. A indicação, além de atenção sempre, é reduzir a velocidade ou parar.

 

#4 - USO OBRIGATÓRIO DE CORRENTE

Calma! Essa placa não quer dizer que você, seu carro ou sua bike serão aprisionados. Ela significa o uso obrigatório de corrente e é utilizada em vias sem pavimentação ou com ocorrência de neve. Talvez pelas suas redondezas você não a veja, mas é sempre bom saber… vai que começa a nevar em Santa Maria, não é? Pelo menos bem informado você vai estar.

 

#5 - PASSAGEM DE NÍVEL SEM BARREIRA

Se a Xuxa tivesse criado uma placa, seria a “passagem de nível sem barreira”. O “X” atravessado avisa o condutor do veículo da existência, adiante, de cruzamento com linha férrea em nível sem barreira. Em cidades onde há importação e exportação de insumos a placa é bem recorrente, pois as vias de trem são utilizadas diariamente.

 

#Placa bônus - TRÂNSITO COMPARTILHADO POR CICLISTAS E PEDESTRES

Essa daqui é placa bônus porque a gente considera que você saiba seu significado de cor. Nós entendemos sua paixão por pistas e velocidade, mas dentro da área urbana o cuidado deve ser redobrado, especialmente em parques fechados. Essa placa indica que o trânsito é compartilhado por ciclistas e pedestres. Na maioria das vias, o pedestre tem prioridade em relação a você, então preste bem atenção e assegure tanto a sua segurança quanto a do próximo.

 

E aí, alguma dessas placas você ainda não conhecia ou achava que tinha um significado diferente? Deixa aqui nos comentários pra gente!