Pedalar libera uma série de hormônios do bem-estar, reduz o estresse, regula nossa pressão arterial e melhora nosso sistema imunológico. Mas há momentos em que acidentes podem acontecer e por isso preparamos algumas dicas rápidas do que pode ser feito quando estamos envolvidos, ou presenciamos, um acidente com bikes.

1. MANTENHA A CALMA

Sabemos o quão assustador é estar num acidente, e independente da gravidade, é preciso manter a calma para dar sequência aos próximos passos. Por isso, respire bem fundo, tome água (se houver) e mantenha a cabeça fria!

2. PERCEBA O QUE ACONTECEU

Acidentes provocam muitos sentimentos (medo, ansiedade, desespero…) e manter o foco é fundamental. Por isso, preste atenção no que aconteceu, quais são os envolvidos, se você está machucada(a) e se seu celular possui bateria e sinal. Isso irá contribuir para os próximos passos darem certo.

3. SINALIZE E GARANTA A SEGURANÇA DO LOCAL

É super comum, quando há acidentes, as pessoas pararem, olharem e causarem novos acidentes em função do tráfego da via. Por isso, retire-se da pista, proteja-se do sol ou chuva e sinalize que houve um acidente. Você pode usar sua camiseta, objetos que você encontrou na pista ou sua própria bike com as iluminações ligadas.

4. PRIMEIROS SOCORROS

Verifique se alguém está com ferimentos expostos, sentindo dor ou com sangramentos. Sinta os sinais vitais no pulso da vítima e não a mova de lugar até que a emergência chegue pois você pode lesioná-la ainda mais.

5. LIGUE PARA A EMERGÊNCIA

Utilize seu celular, peça emprestado de alguém que esteja passando pela via ou procure um telefone público. Você também pode salvar esses números abaixo caso ache importante. Bombeiros: 193 SAMU: 192

Fontes: Super Interessante, Globo Esporte e Portal do Trânsito. 

Independente se não há ou não lesões expostas, pancadas ou cortes, é muito importante a procura por atendimento profissional em caso de acidentes, além do uso de equipamentos de segurança que você pode encontrar na nossa loja!

28 anos Benvenutti Bikes: suor, histórias e coragem.