A gente sabe que o coração acelera e faz a adrenalina ir às alturas quando você está sob duas rodas. Além da emoção de praticar o esporte que te move, as sensações físicas vão além das manobras: suor pingando na testa, mãos tensionadas para dar firmeza ao guidão, panturrilhas sempre ativadas, pés estabilizados e muito vento na cara! Mas mesmo o ciclista mais fanático não vive somente na companhia da magrela

Todos precisamos ter o “rest day”, afinal, o descanso também faz parte do treino. E para esses dias mais amenos, com os batimentos cardíacos em uma frequência mais baixa, nada melhor do que maratonar séries e filmes debaixo das cobertas, não é mesmo? O texto de hoje é sobre isso. Confira 5 sugestões de filmes e séries que todo ciclista (na verdade todo mundo mesmo) deveria assistir para elevar seu espírito mais aventureiro. Olha só:

 

#01 - F1: Dirigir para viver (2019)

A série original da Netflix, que já teve terceira temporada anunciada, mostra uma visão exclusiva dos bastidores do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Na primeira temporada, o campeonato de 2018 é narrado em 10 partes e é o primeiro produto midiático a realmente imergir o público dentro dos cockpits, o paddock e as vidas dos principais pilotos e chefes de equipe da Fórmula 1. Se segunda temporada retorna com mais 10 equipes e a terceira irá mostrar os bastidores do campeonato em meio a pandemia do COVID-19 e todas as dificuldades passadas pelos atletas e equipes.

 

#02 - Amador (2018)

O filme, também original da plataforma de streaming, mostra o jovem fenômeno do basquete, Terron Forte, e sua chegada ao ambiente corrupto e ganancioso do esporte amador. Além de se destacar por sua habilidade, o adolescente de 14 anos sofre de um transtorno de aprendizagem chamado discalculia. A história desperta um novo olhar para os problemas à nossa volta, nos faz enxergar que as pessoas não são boas em tudo - como Terron, que é bom no esporte e vai mal em matemática -, além de claramente fazer uma crítica ao esporte norte-americano.

 

#03 - A história de uma lenda (2013)

A história, baseada em fatos reais, se passa em 1946. Jackie Robinson (Chadwick Boseman) é um jogador de baseball que disputa a liga nacional dos negros até ser recrutado por Branch Rickey (Harrison Ford), o executivo de um time que disputa a maior competição do esporte nos Estados Unidos. Rickey quer que Robinson seja o primeiro negro a disputar a Major League na era moderna, o que faz com que ambos tenham que enfrentar o racismo existente não apenas da torcida e da diretoria, mas também dentro dos campos.

 

#04 - Raça (2016)

Dirigido por Stephen Hopkins (Perdidos no Espaço, Predador 2 e Sob Suspeita), o longa-metragem Raça (2016), olha 80 anos no passado e faz das Olimpíadas de 36 um motivo para a cinebiografia de uma fase do grande atleta americano Jesse Owens, do início de seu treinamento até a disputa dos jogos olímpicos e as vitórias que lhe fizeram voltar para casa com 4 medalhas de ouro por vencer nos 100 metros rasos, 200 metros rasos, 4×100 metros rasos e salto em distância. O atleta negro superou corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.

 

#05 - Escalando Down Wall (2017)

No documentário, dois alpinistas de alta performance – Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson – enfrentam um desafio inimaginável no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, Estados Unidos. Uma empreitada ao ar livre que exigiu mais de meia década de treinamento e planejamento, exaustivamente documentado pelos co-diretores Josh Lowell e Peter Mortimer. O filme mostra a escalada no El Capitan, o mais alto e maior monólito de granito do mundo, com 910 metros: um local que é frequentemente filmado e que rendeu bons filmes, a exemplos de Valley Uprising e Free Solo.

 

E aí atleta, gostou das nossas indicações para o fim de semana sem trilha? Tem algum outro filme sobre esportes que você gostaria de acrescentar? Compartilhe com a Família Benve!